julho 15, 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas

É meus amigos, tive que dar o braço a torcer, eis-me aqui fazendo uma resenha de um filme recente para variar, recebi um convite para a pré-estréia de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" na Segunda-Feira e não resisti, enfrentei o trânsito caótico do Rio de Janeiro para me deslocar até o simpático Shopping Donwtonw na Barra para assistir o morcego antes de todo mundo. Dei sorte que as patroas não curtem esse tipo de filme e sobrou pro único nerd da empresa a tarefa árdua de conferir a película.

Primeiramente o morcego larga na frente de todos os filmes nerds do ano até agora; (ainda não vi Hellboy então deixemos esse de lado.) Não que "Hulk" e "Homem de Ferro" sejam ruins, mas são filmes de simples entretenimento, nos dois casos tinhamos diretores que gostavam dos personagens, mas não tem ainda um estilo, uma bagagem para mostrar a coisa e isso Christopher Nolan (O Grande Truque) tem de sobra.


"Batman Dark Knight" já começa dizendo a que veio, com uma sequência muito bem feita de assalto a banco, que tem até uma ponta do ator William Fichtner (Prison Break) nela temos a introdução do Coringa, interpretado com maestria por Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain) arrisco a dizer que seu palhaço do crime vai entrar para a galeria dos grandes vilões de Hollywood, Ledger conseguiu dar nuances psicóticas e ao mesmo tempo criar um tipo de empatia bizarra com o público as pessoas se ajeitavam nas cadeiras quando ele entrava em cena, com esta Jack Nicholson não contava.


O Coringa de Ledger mistura elementos do Alex de "Laranja Mecânica" e até mesmo a gaiatice do Pirata "Jack Sparow" de Jonny Deep, um trabalho muito bem feito, acredito que o diretor teve sua parcela de culpa nesse caso, mas certamente o trabalho maior foi do falecido.


Aliás todo elenco esta afiado, o Harvey Dent de Aaron Eckhart (Obrigado por Fumar) está perfeito e até mesmo Maggie Gyllenhaal que substitui (e muito bem) Katie Holmes como Rachel Dawes não deixa a peteca cair. Apoiados por coadjuvantes de peso como Gary Oldman (James Gordon), Michael Kaine (Alfred) e Morgan Freeman (Luicius Fox) e com um roteiro muito bem amarrado, o filme passa de simples entretenimento para a categoria de arte, sim meus amigos, arrisco a dizer que assim como seu homônimo dos quadrinhos, "Batman-O Cavaleiro das Trevas" vai se tornar um divisor de águas para os Super-heróis no cinema.



Juntando elementos dos quadrinhos clássicos, com uma direção compentente Nolan conseguiu fazer um filme que agrada a maioria dos críticos e ao mesmo tempo diverte, mostrando que é possível a união pacífica de conteúdo e visual arrojado.





Numa das cenas do filme em que Batman e Coringa estão frente-a-frente numa sala de interrogatório, lembrando a célebre cena de "A Piada Mortal" de Alan Moore, ele diz ao Morcego: “Você me completa”, e logo depois manda “Para os outros, você é apenas uma aberração, como eu!”. Se isso não é uma pesquisa profunda do personagem eu não sei mais o que é.


Falou-se muito no palhaço, mas na verdade o filme gira em torno da ascensão e a queda de Harvey Dent, não vou revelar detalhes, mas fiquem cientes de que o "Duas-Caras", com perdão do trocadalho, dá as caras no filme e não lembra nem um pouco a versão carnavalesca de Tommy Lee Jones.

Finalizando, também destaco a competente trilha sonora, que deixa de lado o tradicional e investe na já consagrada "marcha" que Nolan criou para o Batman e os sons angustiantes que surgem quando o Coringa esta prestes a fazer alguma atrocidade.

Com certeza vale o ingresso e o dvd na estante.

Por hoje é só.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina