junho 08, 2008

A Invasão dos Discos Voadores


É meus caros, na última convenção organizada pelo UG houveram vários protestos pelo sumiço da coluna "Cinema Obscuro". Faço aqui novamente o Mea culpa pelo ocorrido, primeiro por que sou o único louco o suficiente para procurar e assistir a estas pérolas trash que quase ninguém conhece e segundo por que além de colunista sou também ilustrador do Universo Germinante e este último mês de maio foi atribulado pra caramba, mas isso tudo vai valer a pena, eu espero, pois já estão no gatilho o novo suplemento do Rpg Maytréia "Vaysas" e a nova edição da guerreira "Valkíria" para a revista "Tempestade Cerebral 03". E claro que o Ug ainda tem muitas surpresas para este ano, como o suplemento de Rebelião Ascensão e Queda chamado singelamente de "Céu e Inferno" e vários outros projetos em andamento.

Mas vamos ao que interessa sei por que vcs acessam esse pardieiro, e excepcionalmente neste Domingo, eis-me aqui na frente do computador, para suprir a sua necessidade semanal de cultura trash.

O filme de hoje se chama "A Invasão dos Discos Voadores" (Earth vs. the Flying Soucers) produzido em 1956 nos Estados Unidos, essa produção surpreendeu o público dos cinemas pelos efeitos especiais criados pelo mago do Stop Motion Ray Harryhausen, para quem imagina que "Independence Day" e "Marte Ataca!" mostraram os grandes monumentos da capital dos Eua sendo destruídos pela primeira vez, se enganou. Harryhausen sozinho, produziu os discos voadores mais "carismáticos" do cinema de ficção e ajudou a criar um dos filmes mais divertidos da época.

Não sei exatamente se "divertido" é a palavra certa, pois na época ainda havia aquele clima da guerra fria pairando no ar e os americanos viam este tipo de filme como uma profecia que poderia se realizar a qualquer momento, é claro que com os russos no lugar dos alienígenas.

Na história Dr. Russell Marvin (Hugh Marlowe) trabalha para a operação Skyhook, um projeto do governo que envia foguetes ao espaço para testar vôos futuros no espaço. Quando os foguetes começam a desaparecer misteriosamente, o Dr. Marvin começa uma investigação, juntamente com a sua mulher e assistente, Carol (Joan Taylor) e descobre que os foguetes têm sido interceptados por um exército de alienígenas que dão um ultimato a humanidade: lealdade ou morte! Ao passo que os alienígenas começam a atacar cidades, incluindo um inesquecível ataque a Washington, D.C., o Dr. Marvin e sua mulher precisam encontrar uma maneira de parar os invasores antes que seja tarde demais. Parece um argumento meio simplório mas creio que o grande atrativo do filme sejam os efeitos criados por Harryhausen, que são de encher de lágrimas os olhos dos amantes de filmes Sci-Fi dos anos 50.

Existem alguns atores no filme com a habitual canastrice da época, mas não vou perder meu tempo citando todo mundo, os únicos que valem o destaque são os protagonistas mesmo, que já haviam feito outros filmes de Harryhausen, Rugh Marlowe por exemplo, participou do famoso "O Dia em Que a Terra Parou" de Robert Wise.

Como na maioria dos filmes desta época o orçamento era curto, então a criatividade era a grande arma dos cineastas, o som dos discos voadores por exemplo, era uma distoção do barulho do sistema de encanamento de uma estação de águas de NY a mesma que foi usada como instalação militar do filme; E várias imagens de arquivo como pessoas em pânico e explosões em testes militares são usadas ao longo do filme, mas tudo feito com grande competência, para a época, e que não compromentem o filme.

Este filme foi lançado junto com mais três em dvd numa coleção em homenagem a Harryhausen, nela temos ainda "O Monstro do mar Revolto" e "20.000 milhas da Terra" o qual falaremos em breve por aqui; Todos vem com a versão Pb original e mais a versão colorida, que por incrível que pareça não tem aquele efeito de canetinha escolar que era característico dessa técnica, mostrando que a mesma evoluiu muito. O próprio mestre Ray Harryhausen aprovou, dizendo que não fizeram colorido na época por que não havia grana suficiente, portanto diversão garantida para o seu Domingo a noite.

Grande abraço a todos e por hoje é só.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina