Hoje vamos falar um pouco sobre este clássico produzido na inglaterra "Devil Girl From Mars" [1954] o titulo foi traduzido literalmente no Brasil "A Garota demoníca de Marte" apesar do título remeter a um filme de terror, não é o que acontece, pois o filme foi concebido como um tipo de "resposta" a outro filme clássico de ficção científica americano "O Dia em que a terra Parou" [1951] paralelismos a parte, seria até uma heresia comparar "Devil Girl" com o filme de Robert Wise, pois enquanto o segundo marcou época com sua crítica ao sistema belicista americano o segundo nada mais é do que entretenimento sem compromisso, gerando risos quando deveria incutir medo.
Nossa história começa numa pequena pensão na Escócia onde um grupo de hóspedes se prepara para mais uma noite tranquila, neste mesmo instante, um cientista e um agente federal estão parados na estrada por causa de um defeito no carro e resolvem dar uma paradinha na estalagem para pedir ajuda e descolar um rango, no meio do jantar os hóspedes sentem um tremos e vêem uma luz muito forte vinda de fora, quando vão averiguar enxergam um disco voador pousando numa área descampada ao longe. O agente tenta contato com as autoridades mas os telefones não funcionam e o clima de pânico já está instalado. Eis que surge Nyah, a Garota marciana do título, interpretada pela sexy e gótica Patricia Laffan. Disfarçando suas verdadeiras intenções e se infiltrando, a principio amigavelmente, entre os humanos a bela está apenas colhendo informações para a sua missão.
Missão esta que consiste em capturar homens viris e saudáveis para levar a seu planeta, onde as mulheres venceram a, citada por ela mesma, "Guerra dos Sexos" extinguindo todos os indivíduos masculinos. Ela já deixa bem claro que niguém irá se interpor em seu caminho.
Se isso acontece no Brasil, ali na Uruguaiana, uma fila quilométrica surgiria na frente do disco voador (que mais parece um abajur ao contrário) da marciana, mas como foi na inglaterra ela teve que usar de várias artimanhas para conseguir seu intento. Não bastando a sua indefectível indumentária em couro preto e sua mini-saia, Nyah ainda faz uso de seu robô (leia-se uma caixa de papelão com luzes) para ameaçar o pequeno grupo de marmanjos.
"Devil Girl From Mars" foi dirigido pelo inglês David MacDonald numa época em que a América vivia a sombra da bomba atômica, um filme interessante pelo fato de brincar com os valores tradicionais (mesmo que não fosse intencional.) mostrando o medo dos ingleses de uma sociedade mais liberal, onde as mulheres detém o poder. Na época houve uma febre deste tipo de filme alguns como "Attack of the Fifty Foot Woman" de 1958 e "Cat-Women of the Moon" de 1953 faziam a alegria dos marmanjos nos "drive-ins" nos anos 50. As mulheres dominadoras eram um tipo de fetiche dos produtores e diretores destes anos. Hoje em dia não seria tabu até por que as mulheres já dominam o mundo mesmo.
Com uma bela fotografia em preto e branco "Devil Girl" é diversão garantida para qualquer amante de filmes B. E ainda conta com a presença da bela Hazel Court que mais tarde faria "A Maldição de Frankenstein" com Peter Cushin e Cristopher Lee da famigerada produtora Hammer que se tudo correr bem, ainda vamos falar muito por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário