julho 07, 2008

Notícias da Ilha de São Dimas

DIMANET EXTRA
O semanário virtual da Ilha de São Dimas


Cidade
PISCINÃO DEVE SER INAUGURADO
A prefeitura confirmou para próximo mês a inauguração do Piscinão do Bairro Izidoro. O vice-prefeito, Gideão Granada, disse que todos os empecilhos jurídicos já foram superados, e que a vigilância sanitária já deu o aval para a liberação da obra. O Concurso “Pantera do Izidoro” vai ser um dos eventos que que marcará o dia. Os correligionários do Prefeito impediram mais uma vez a instalação de uma CPI que investigaria as acusações de superfaturamento nas obras.

Gente
MELISSA FINKEL ACUSA POLÍTICO NA TV
Em entrevista gravada para o programa de TV “Gulliver Gatto Show”, Melissa Finkel falou de sua recente prisão numa festa rave, e acusou o vereador Jeremias Granada, seu ex-marido, de estar por trás da confusão.

História
A VIDA DE ISIDORO VILLEGRAND
Neto materno do Barão de São Dimas, Isidoro de São Dimas Villegrand, nasceu em 2 de julho 1865, e tornou-se um pintor virtuoso. Suas fabulosas telas estão hoje expostas no Museu do Mirante, prestes a completar 100 anos. Entre os destaques da amostra estão a trilogia "A Crucificação", "Descida de Cristo aos Infernos" e "São Dimas no Paraíso", e os nus artísticos da fase romântica do pintor, inspirado por sua amada Isabella. Quando esta morreu de tuberculose, a desilusão do pintor levou-o a uma fase depressiva, onde teve a influência preponderante das obras de Hieronymus Bosch, culminando nos quadros de temas apocalípticos e infernais. Isidoro foi um homem muito culto. Contratou estudiosos que resgataram a origem africana da família. Em homenagem à África mandou trazer de lá muitos animais que compuseram os primórdios do Jardim Zoológico da Ilha. A produção incessante do artista só encerrou-se com seu suicídio em 1900.
Abolicionista convicto, havia libertado todos seus escravos antes da Lei Áurea, e deixou seus bens em testamento para eles. Os descendentes destes escravos passaram a ser conhecidos como “Calungas”. Isidoro permitiu que eles fossem batizados com nomes africanos, e isso os caracteriza até os tempos modernos, seus sobrenomes como "d'Ogum", "d'Oxóssi", "de Xangô", etc. Em sua homenagem o antigo bairro operário ganhou o nome de Bairro Izidoro.


Cultura
VISITA DE SANTOS-DUMONT É RELEMBRADA
Uma exposição realizada no Centro Cultural Fausto Cavalcanti relembrará a famosa visita do inventor Santos-Dumont à Ilha de São Dimas em seu retorno ao Brasil. Era o ano de 1915, e o célebre brasileiro fez questão de visitar seu grande amigo Aristóteles de São Dimas. O prefeito de então homenageou o amigo com a construção as réplicas da Torre Eiffel, que mais tarde foi batizada como Torre Aristóteles, e do Arco do Triunfo, batizado este como o Arco do Triunfo Aéreo, que marca o início da Avenida XIV-Bis.

Ciência
DESCOBERTA NOVA ESPÉCIE DE BORBOLETA EM SÃO DIMAS
A surpreendente descoberta foi feita por uma equipe de biólogos que estudavam a fauna de uma das muitas grutas no Monte Cipango. A espécie inédita, de asas azul-celeste e um tamanho incrivelmente diminuto, foi batizada de Morpho suelenae pelos cientistas. A existência de uma rica fauna endêmica nas cavernas naturais de São Dimas motivou os biólogos a pedir por mais verbas para a pesquisa.





Ano I – Número 4 – Julho 2008
Dimanet Extra é marca registrada do Grupo Roma-Paradísia.
Rua Jacobbe Roma, 11 – São Dimas/RJ

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina