abril 18, 2008

Força Sinistra - 1985

É meus amigos, o feriadão vem aí. Eu vou ficar em casa mesmo, passar quatro horas com a bunda sentada num banco de carro não é o meu forte, para quem curte esse tipo de martírio seja feliz e boa viagem, cuidado com o excesso de velocidade e calibre bem os pneus.



A nossa coluna "Cinema obscuro" de hoje é para mim um momento marcante, o filme em questão não é tão antigo é de 1985, e é claro que alguns de nossos leitores já viram ou ouviram falar dele, se chama "Força Sinistra" (Lifeforce) um filme que apesar dos grandes nomes envolvidos como o diretor de "Poltergeist" e "O Massacre da Serra Elétrica" Tobe Hopper; O grande artista de efeitos visuais John Dykstra que já havia trabalhado em "Guerra nas Estrelas" e ainda tinha no roteiro nada menos do que o 8º Passageiro Dan O'Bannon, me deixou marcada na retina várias imagens, e pelo menos 90% da culpa é da atriz Mathilda May.

Sim meus amigos, eu tinha mais ou menos uns 14 anos quando vi esse filme pela primeira vez e como bom adolescente onanista, não estava me importando nem um pouco para a direção de arte ou para a trilha sonora do filme, que aliás é muito bem conduzida por Henry Mancini ("Pantera Cor-de-Rosa") o que me importava era que quase o filme inteiro tinha mulher pelada andando para cima e para baixo.



Tudo começa quando a tripulação de um ônibus espacial descobre, na cauda do cometa Halley,(aquele que eu não vi.) uma espaçonave contendo alienígenas fossilizados, a maior parte semelhantes a grandes morcegos. Três dos alienígenas, em forma humana, são trazidos à Terra, revivem e, ao se alimentarem da força vital de suas vítimas, transformam as pessoas em um tipo de vampiros. As vítimas continuam o ciclo, e em breve todo o planeta está em perigo. O único sobrevivente do ônibus espacial (Steve Railsback) segue em busca da líder dos vampiros do espaço.


Que aliás é o titulo original do livro em que o filme foi inspirado, escrito por Colin Wilson.

Força Sinistra custou na época uma pequena fortuna, vinte e cinco milhões de dólares, que para um filme dos dia de hoje é merreca, e não fez muito sucesso no seu lançamento, o que fez com que a produtora abrisse falência alguns anos depois; O escritor do livro detestou o filme, pois deturparam boa parte do seu roteiro, incluindo a passagem do cometa Halley, que não havia no original. Tobe Hopper ainda dirigiu mais dois filmes para a mesma produtora os fracos "Invasores de Marte" e o "Massacre da Serra Elétrica" e nunca mais fez nenhum filme de grande orçamento.




Mas é o que digo para vocês caros amigos germinantes, nada disso importava para mim, eu tinha gravada na minha mente a imagem de Mathilda May com os seios desnudos, e isso bastava, acreditem.




O filme tem seus erros é claro, mas também tem todos os elementos de um bom filme de terror B, caixões (de cristal neste caso), estacas e um toque de sacanagem soft, temos até o climax numa catedral gótica, e ainda conta com a presença do Prof. Xavier, Patrick Stewart que se tivesse o cacife de hoje não teria entrado no barco com certeza.



Enfim, uma superprodução com cara de filme trash, interessante é que merece ser assistido.


E ainda tem Mathilda May sem roupa.

Por hoje é só.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com cada palavra sua meu amigo.
Eu tambem assisti esse filme quando novo e hoje endosso suas palavras: Sim, o filme marcou.
Me chateio até no fato de considerarem essa classe de filmes com "trash" pois foi muito bem produzido, e, de minha parte só manifesto elogios.
Marcou e muito, e agora eu já com 42 anos de idade, sem dúvida alguma procurei pelo mesmo na rede, e o encontrando, baixei-o pela rede para assisti-lo novamente.
Nota 10.
Abraços..
Marcelo.

Anônimo disse...

pantera mulhopeda

Anônimo disse...

pantera mulhopeda

Anônimo disse...

orca

Anônimo disse...

orca

RONALDO MENDES disse...

Também adorei esse filme! E me apaixonei pela Mathilda por razões óbvias! Eu tinha também 15 anos e com certeza fiquei louco por essa fita que pra mim já nasceu clássica. Ah que saudades dos anos 80!!!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina