abril 16, 2008

Dia Internacional do Desenhista (15/04)

Certo, foi ontem. E pedimos aqui as nossas desculpas por deixar passar um dia tão importante para aqueles que gostam da cultura. Com isso, nossas sinceras homenagens àqueles profissionais (ou quase) que lutam bravamente por reconhecimento em nosso país. A arte não apenas embeleza a vida como amplia a nossa consciência, aumentando as possibilidades e experiências daqueles a quem alcançam.

Meus parabéns para Alex Genaro, Luis Berbert, Vitor Santos, Fred Carvalho, Diego e outros que podemos ter esquecido aqui (pedimos desculpas ).

Gostaríamos de fechar um pouco o foco e discutir o desenhista de quadrinhos mais específicamente. Já perceberam como esse profissional - considerado de "segunda classe" por muitos colegas (os críticos não contam) - tem que desenvolver muito mais elementos do que se trabalhasse pura e simplesmente em ilustração?

Ele tem que dominar anatomia, perspectiva, luz e sombra, equilíbrio de cores e outras ferramentas como qualquer desenhista; contudo deve também dominar narrativa, distribuição de quadros, aproveitamento de espaço e cinemática também. Isso tudo sem contar que cada quadro é um quadro à parte que deve ter seu trabalho de anatomia, perspectiva, etc...

É um profissional que merece respeito e consideração. É uma pena que amigos e parentes olhem para ele como se fosse um "pobre coitado", pois não foi desenvolvida aqui uma cultura que nos permita admirar de forma justa esse dom.

Que as bençãos da Divindade caia por sobre estes homens e mulheres bravos e que eles façam o que sabem pelo prazer de fazer e não pelos (poucos) aplausos que possam receber.

O meu aplauso sempre será ouvido. E eu sei que não é o único.



P.S.: Não tem dia do escritor de quadrinhos não? : (

Um comentário:

Alex Genaro disse...

Depois de enxugar as lágrimas dos olhos, venho aqui postar meu agradecimento a tão singela homenagem.

Muito obrigado.

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina