abril 02, 2008

A Boa Sorte de Solano Dominguez.

É muito bom resenhar um álbum nacional, eu como quadrinista, quando vejo um belo trabalho feito por aqui, sinto que ainda existe uma luz no fim do túnel; "A Boa sorte de Solano Dominguez" da editora Desiderata me colocou um sorriso no rosto de satisfação.


Não estou querendo puxar o saco de ninguém, mas tenho que admtir que é um trabalho bem realizado; Wander Antunes, o roteirista, que já havia feito "O Corno que sabia demais" pela Pixel mostra que existe uma pequena, mas ainda modesta, janela para quem quer produzir quadrinhos de qualidade em "Terra Brasilis" junto ao traço do veterano Mozart Couto, que neste álbum nitidamente se mostra a serviço da narrativa, produzem um dos melhores trabalhos nacionais de 2007 na minha humilde opinião.


Como diz a contra capa com texto de Ruy Castro: "Todo mundo em A Boa sorte de Solano Dominguez é corrupto, corruptor ou ambos. É Nelson Rodrigues temperado com Buñuel e multiplicado por Carlos Zéfiro." Realmente tem este tempero, e ao mesmo tempo poderia se passar num ambiente típicamente brasileiro como a Bahia por exemplo, mas aí estamos entrando em outra discussão.


Na história Solano Dominguez é um pilantra de marca maior, para termos uma idéia ele usava a própria mulher para ganhar dinheiro como prostituta, quando a mesma morre, deixa Solano com várias dívidas e com uma filha, que ele nunca viu, para criar.


O que acontece é que a tal filha de Solano, Lolita, é a cara e o resto da mãe, só que é virgem, pois foi criada em um colégio de freiras; Nosso protagonista então vê que tem uma mina de ouro em suas mãos, pois a virgindade de Lolita pode fazer com que os velhos tempos de boa vida sejam reais novamente.


Nosso país vive um momento interessante com relação aos quadrinhos, a dez ou cinco anos atrás seria difícil achar um álbum nacional com este acabamento e com preço acessível, é claro que ainda não chegamos aos pés dos Europeus e nem vou citar os americanos, mas acredito que as portas estão se abrindo para quem tem um bom trabalho para mostrar. É bom destacar também a coragem da editora Desiderata que cada vez mais investe nos autores nacionais e vem sempre dando um espaço para as boas histórias a serem contadas.


"A Boa sorte de Solano Dominguez" ainda tem uma bela capa, com uma reserva de verniz sobre o preto, que da um efeito muito bonito em contraste com o desenho colorido de Solando com Lolita, representando uma das cenas chave da história.


O álbum custa R$ 19,90 e pode ser achado em livrarias e lojas especializadas.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina