março 28, 2008

Carnival of Souls

É isso ái macacada, mais uma sexta-feira; Esta semana morreu um dos grandes autores de ficção científica da nossa era Arthur C. Clarke, criador de "2001 - Uma Odisséia no Espaço", levado para o cinema por Stanley Kubrick, Clarke fora várias vezes hospitalizado por insuficiência respiratória desde que celebrou 90 anos em Dezembro. Clarke, que desde 1945 previa as comunicações por satélite, escreveu mais de 80 obras. Era o mais conhecido dos residentes estrangeiros no Sri Lanka, onde uma Academia tem mesmo o seu nome.


Aí os dois leitores dessa coluna me perguntam: Então vc irá escrever sobre "2001"? O filme que praticamente recriou a forma de fazer cinema de ficção, adorado por uns e execrado por outros; Que abriu caminho para várias teses sobre a corrida espacial? Claro que não pequeno padawan, o título de nossa coluna é "Cinema Obscuro" e o clássico de Kubrick já passou até no Supercine, aí não vale.





O filme dessa sexta é "Carnival of Souls" [1962] do diretor Herk Harvey; Um filme que apesar de relegado a obscuridade influenciou vários diretores de renome, incluindo o pai dos mortos-vivos George A. Romero e o malucão David Linch. Harvey teve uma idéia ao visitar um parque aquático abandonado e se uniu ao roteirista John Clifford para criar um dos filmes mais assustadores do cinema, com uma belíssima fotografia em preto e branco, trabalho brilhantemente executado pelo diretor de arte Maurice Prather; "Carnival of Souls" é um belo exemplo de que não se precisa de milhões de dólares para se conceber uma obra-prima.

A história começa com Mary Henry, a bela Candace Hilligoss, e suas duas amigas se envolvendo num "racha" automobilístico com dois rapazes, a corrida termina mal e o carro das garotas cai de uma ponte; Mary é a unica sobrevivente da tragédia e desde esse momento passa a ter delírios com um várias figuras sinistras nas horas mais improváveis. Ela resolve sair da cidade e se hospeda numa pensão no interior, lá é assediada pelo gaiato John Linden, interpretado por Sidney Berger, que tenta a todo custo conquistar sua simpatia. Mary, que consegue o cargo de organista numa igreja local, tem cada vez mais pesadelos com fantasmas que aparecem em espelhos e refletidos em vidro, até mesmo a ajuda de um psiquiatra se torna inútil, no final; Bom, você não acha que eu vou contar né? O que posso dizer é que o filme é comparado a um grande episódio de "Além da Imaginação" então já dá para ter uma idéia de como a coisa vai terminar.



Rodado em apenas duas semanas e com um orçamento curtíssimo "Carnival of Souls" também tem uma das trilhas sonoras mais aterradoras, constituída por acordes de orgão, indo do tema gótico até os toques religiosos, dando ao filme uma "aura" que incomoda e ao mesmo tempo fascina, só senti esse mesmo efeito em "A noite dos Mortos Vivos" do Romero e olhe lá.


Um filme para ver a noite e com as luzes apagadas e não se esqueça do balde de pipocas.
Neste artigo usei algumas informações do Blog de Portugal "Cineclube de Faro" acessem eu recomendo.

Por hoje é so.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina