fevereiro 01, 2008

O Mensageiro do Diabo

É Sexta feira, carnaval chegando, e com ele a velha desculpa dos inrustidos de plantão se vestirem de mulher, fazer oquê né?! Bem amigos do Universo Germinante mais um "Cinema Obscuro" trazendo para vcs só a nata do cinema.

Hoje falaremos um pouco sobre "Night of the Hunter"(1955) conhecido no Brasil como "O Mensageiro do Diabo" um título que até exprime melhor alguns aspectos do filme, mas enfim acho que a tradução literal "A noite do Caçador" não teria o impacto da primeira, um dos poucos casos onde isso acontece nas traduções para o português, é claro que isso é uma opinião pessoal.


"Night of the Hunter" foi o primeiro e único filme do diretor e ator Charles Laughton indicado ao oscar de melhor ator em 1957 por Witness for the Prosecution (Testemunha de Acusação) uma pena, pois o filme naufragou nas críticas negativas e na resposta do publico e virou a grande "pedra no sapato" do diretor, um fato deveras estranho pois alguns anos mais tarde seria considerado um dos filmes mais assustadores do cinema e celebrado com obra de arte pelos críticos "especializados". Realmente "Mensageiro do Diabo" tem uma estética sem comparações, misturando nuances de teatro com as sombras do cinema mudo alemão, Laughton fez um filme considerado por muitos "perfeito" que tira o máximo de todo o elenco envolvido.

Por falar em elenco, que é um espetáculo a parte, encabeçado por Robert Mitchum, numa interpretação inspirada do pastor-maníaco-homicida Harry Powell, e por Peter Graves do seriado "Missão Impossivel" que faz o ladrão Ben Harper, somos apresentados a uma bela história de inocência perdida e valores dúbios, coisa muito corriqueira hoje em dia, mas que para época trazia um certo desconforto.

A história começa com Ben Harper fugindo de um assalto a banco com 3 mil dólares, que na época eram uma fortuna, chegando em casa tem que esconder o dinheiro e confia aos dois filhos pequenos Jonh e Pearl o segredo de nunca revelarem a ninguém o seu paradeiro. Ben é preso junto com Powell que já matou várias esposas, mas esta lá acusado de roubo de carros. O pastor fica sabendo sobre o dinheiro e quando Ben é enforcado e ele solto, resolve procura-lo.

Neste momento é que o filme mostra a que veio, de um lado o pastor homicida em pele e cordeiro, tentando conter seus instintos naturais e do outro as crianças, que só podem contar com a sagacidade infantil e a sorte para escapar.

Revelar aqui o final seria um desrespeito a quem nunca assistiu, mas posso garantir que não é a toa que o filme se tornou cultuado. Se hoje não tem o impacto de 1955 pelo menos é uma ótima diversão para uma noite chuvosa de sexta-feira.

Por hoje é só.

Nenhum comentário:

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina