abril 09, 2008

Mirza - Especial 40 Anos

A Editora Mithos lançou neste último mês um especial com a personagem Mirza criada por Eugênio Colonnese em 1967. A título de informação Vampirella só seria criada 3 anos depois, creio que Mirza tenha sido a primeira personagem "vampira" a ter título próprio, se houver algum estudioso sobre quadrinhos de terror entre as duas pessoas que acessam esse blog, por favor elucidem o fato nos comentários.

O que posso dizer de antemão sobre a revista é que se trata de um produto para os saudosistas, em meados de 1986 eu tinha contato com o material de terror produzido por aqui e achava sensacional as "Histórias reais de Drácula", "Histórias reais de Lobisomen" e seus seguimentos, assim com a revista "Calafrio" e "Cripta do Terror" tenho alguns exemplares que guardo com carinho em casa.


Hoje em dia, como os filmes clássicos da Hammer, essas histórias não poem medo nem no meu sobrinho de 5 anos, mas servem como lembrança de uma época em que existia um mercado de quadrinhos no Brasil, mesmo que pequeno e com uma qualidade as vezes duvidosa, todos os meses tinhamos a nossa dose de terror e suspense.


O álbum "Mirza - A Mulher Vampiro" publicado pela Mythos é bem acabado, traz uma biografia do autor Engênio Colonnese e um pequeno resumo sobre a criação da personagem; No interior em couché, temos duas histórias inéditas a primeira "O Castelo do terror"onde a vampira acorda de seu sono e sai para caçar, mas não é só atrás de de sangue que anda Mirza, existem digamos "outros apetites" dos quais a moçoila de mil anos tem sede. Na segunda "Assunto entre vampiros" mostra que os sanguessugas jogam sujo quando o assunto é "demarcar o território"; Nenhuma das histórias é um primor no roteiro feito por Osvaldo Talo, o leitor já sabe o vai acontecer desde a primeira página, ainda mais se for fâ dos filmes de Drácula com Christopher Lee, e com certeza não é um dos melhores trabalhos do Colonnese, mas para quem curtia essa época é um artigo interessante para se ter na estante.


Mirza - A Mulher Vampiro - Especial 40 Anos, custa R$ 19,90 (pelo valor histórico, vá lá.) e pode ser encontrado nas bancas.

Um comentário:

Leonardo T. disse...

Colonnse detona! na minha coleção de quadrinhos tenho um Almanaque lançado pela escal ja há um boooommmm tempo com 21 histórias completas da Mirza!!! já utilizei alguns personagens do colonnese, inclusive a mirza, em minhas campanhas de Trevas!

^^v!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina